Pequenos Cuidados que Reduzem o Consumo de Combustível e Aumentam a Vida Útil do Veículo
Manter o consumo de combustível sob controle é uma preocupação constante para motoristas, gestores de frota e empresas de transporte. O que muita gente não percebe é que pequenos atos de manutenção podem fazer toda a diferença na economia, no desempenho do motor e até na durabilidade do veículo.
Com ações simples e de baixo custo, é possível reduzir o gasto de combustível em até 25% e evitar prejuízos maiores no futuro. A Evora Lubrificantes reuniu aqui os principais pontos de atenção que você deve ter para rodar mais, gastar menos e proteger sua frota.
Com ações simples e de baixo custo, é possível reduzir o gasto de combustível em até 25% e evitar prejuízos maiores no futuro. A Evora Lubrificantes reuniu aqui os principais pontos de atenção que você deve ter para rodar mais, gastar menos e proteger sua frota.
1. Velas de Ignição: Faísca para a Eficiência
Quando desgastadas ou contaminadas, as velas de ignição deixam de gerar a centelha correta para a combustão. Isso pode aumentar o consumo de combustível em até 25%.
Troca Média: 20.000 km (ou 15.000 km em uso severo).
Troca Média: 20.000 km (ou 15.000 km em uso severo).
2. Filtro de Ar: Respiração Saudável para o Motor
Um filtro de ar entupido atrapalha a mistura de ar e combustível, obrigando o motor a trabalhar mais. O resultado é um aumento no consumo de até 20%.
Troca Média: 15.000 km (uso normal) ou 10.000 km (uso severo).
Troca Média: 15.000 km (uso normal) ou 10.000 km (uso severo).
3. Filtro de Óleo: Menos Atrito, mais Economia
O filtro de óleo retém impurezas e garante que o lubrificante circule limpo pelo motor. Se saturado, ele compromete a lubrificação e pode elevar o consumo em até 20%.
Troque sempre junto com o óleo do motor.
Troque sempre junto com o óleo do motor.
4. Filtro de Combustível: Desempenho Garantido
Se o filtro estiver obstruído, a bomba precisa trabalhar mais e o motor perde eficiência. Isso pode representar 20% de aumento no consumo.
Troca Média: 10.000 km (uso normal) ou 8.000 km (uso severo).
Troca Média: 10.000 km (uso normal) ou 8.000 km (uso severo).
5. Catalisador: Não Deixe a Eficiência Diminuir
Componente essencial do sistema de exaustão, o catalisador desgastado ou danificado pode elevar o consumo em até 10%.
Normalmente exige substituição a partir de 80.000 km (uso normal).
Normalmente exige substituição a partir de 80.000 km (uso normal).
6. Óleo Lubrificante: Escolha Correta faz Toda a Diferença
Usar óleo fora da especificação indicada pelo fabricante ou manter o produto em uso além do prazo recomendado pode gerar até 10% de consumo extra, além de riscos sérios de desgaste ao motor.
Troque o óleo de acordo com o manual do veículo e sempre use a especificação correta.
👉 Para facilitar, a Evora desenvolveu a ferramenta Óleo Ideal, onde você informa o modelo do veículo e descobre o lubrificante recomendado para aquele motor.
Troque o óleo de acordo com o manual do veículo e sempre use a especificação correta.
👉 Para facilitar, a Evora desenvolveu a ferramenta Óleo Ideal, onde você informa o modelo do veículo e descobre o lubrificante recomendado para aquele motor.
7. Alinhamento e Balanceamento: Pneus que Trabalham a Favor da Economia
Pneus desalinhados ou desbalanceados aumentam o atrito com o solo, forçando o motor a gastar mais combustível. A diferença pode chegar a 10% no consumo.
O ideia é fazer a cada 10 mil quilômetros rodados ou sempre que houver sinais de vibração no volante, especialmente em velocidades acima de 50 km/h, ou quando notar desgaste irregular nos pneus.
O ideia é fazer a cada 10 mil quilômetros rodados ou sempre que houver sinais de vibração no volante, especialmente em velocidades acima de 50 km/h, ou quando notar desgaste irregular nos pneus.
Conclusão
A soma desses pequenos cuidados gera uma economia significativa, além de manter o veículo mais seguro, eficiente e durável. Para transportadoras e empresas com frota própria, seguir essas recomendações pode representar uma redução importante nos custos operacionais.
E lembre-se: o lubrificante é peça-chave nesse processo. Escolher o óleo correto para cada motor é essencial para garantir desempenho e evitar gastos desnecessários.
E lembre-se: o lubrificante é peça-chave nesse processo. Escolher o óleo correto para cada motor é essencial para garantir desempenho e evitar gastos desnecessários.