Para muitas pessoas, ter uma moto é muito mais que um meio de transporte. Viver a vida sob duas rodas é um estilo de vida. Muitos motociclistas têm um carinho tão grande por suas motocicletas que as consideram como um membro da família, dando-lhes até nomes próprios. Se você faz parte deste grupo de apaixonados sabe a importância de garantir a manutenção da sua companheira sempre em dia, não é mesmo?

Além de carinho e dedicação para manter a sua segurança e da sua moto é fundamental fazer revisões regulares, conforme indicação do fabricante, que consta no manual.

Além disso, é necessário ficar atento a alguns cuidados corriqueiros que vão garantir que sua moto chegue cada vez mais longe. Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira:

1 – Mantenha a corrente lubrificada

A maioria dos fabricantes indicam a lubrificação da corrente a cada 500 quilômetros rodados. Esse procedimento evita o desgaste prematuro da peça e o acúmulo de sujeira, e ainda pode prevenir acidentes graves.

A boa notícia é que ser feito por você, na sua casa, gastando somente alguns minutinhos. Para que fique perfeito, utilize o produto certo — graxa branca ou lubrificante específico para corrente.

Não esqueça de verificar a folga da corrente quando for lubrificar. O correto é ter por volta de 2 centímetros de elasticidade para cima e para baixo.

2 – Conserve os pneus calibrados

A calibragem dos pneus interfere diretamente na parte mecânica da moto, como o consumo de combustível, a segurança da máquina e uma boa performance do motor.

Além disso, quando se trata da pressão do pneu é importante ficar atento e seguir as recomendações do fabricante — pneus que não são calibrados de forma correta estão sujeitos a apresentarem problemas no rolamento, e ao se deparar com uma pista molhada ou esburacada, o motorista pode pode se envolver em um acidente.

O ideal é fazer a calibragem em um local especializado, preferencialmente pela manhã com os pneus frios.

Com isso, você aumenta a vida útil dos seus pneus da sua moto, economiza combustível, e ainda, ajuda o meio ambiente, uma vez que diminui a emissão de gases na atmosfera.

3 – Troque o óleo lubrificante nos prazos corretos

A troca de óleo da moto é uma das principais preocupações que todo motociclista deve ter. Além de fazer parte da manutenção preventiva é responsável por evitar o desgaste do motor, limpar suas partes internas e remover as impurezas.

É bem simples saber a hora certa de realizar esse procedimento. O primeiro ponto que deve ser considerado é a recomendação do fabricante que consta no manual do proprietário.

É fundamental seguir exatamente o que está sendo indicado. O principal aspecto a se observar é a viscosidade — representada por letras e números, por exemplo: 5W30: o menor número representa a viscosidade em temperatura baixa, enquanto o maior número, a viscosidade em temperatura alta.

Outra prática indicada é a verificação diária do nível do óleo, se houver necessidade, complete o tanque (sempre utilizando o mesmo tipo de lubrificante).

E para não errar, lembre-se: a troca deve ser realizada a cada seis meses, ou conforme os quilômetros rodados indicado no manual.

4 – Verifique os parafusos

Outro cuidado simples, porém, fundamental, é a verificação frequente dos parafusos da carenagem, das rodas e do suporte. Devido a alta vibração provocada pelo motor da moto e por algumas ruas irregulares ou esburacadas, os parafusos podem ceder ou até mesmo caírem sem que você perceba.

Alguns ajustes podem ser realizados pelo próprio motorista. Os parafusos da carenagem, por exemplo, podem ser ajustados com ferramentas comuns, como chave de fendas.

5 – Atenção aos cabos de freios e embreagens

Assim como outros itens da moto, os cabos necessitam de revisões frequentes para garantir o bom funcionamento do motor.

É importante conservar essas peças em dia e não esperar que atinja o máximo da vida útil para dar atenção a elas. Quando apresentam ressecamento, desgastes, rachaduras, ou qualquer problema que possa prejudicar sua moto, você deve realizar a troca imediatamente para não ter prejuízos.

A boa notícia é que normalmente estes itens são vendidos por valores bem acessíveis e podem ser encontrados facilmente.

Outra dica importante: seja precavido e tenha sempre um cabo reserva, caso aconteça algum imprevisto você não ficará na mão.

6 – Alinhe a suspensão

Tão importante quanto qualquer outro acessório da moto, esse item possui uma grande vantagem — sua manutenção é simples e realizada de forma rápida.

ara identificar qualquer anormalidade basta ficar atento ao parafuso de compreensão e a porca principal.

Entretanto, manter uma suspensão alinhada faz toda diferença ao pilotar uma moto. Além do conforto, proporciona estabilidade e segurança — se sua suspensão não estiver regulada, ao frear a moto, você pode perder o controle e vir até mesmo a cair.

7 – Confira os freios

O próprio significado da palavra freio (aquilo que entrava, que trava, que retêm, obstáculos, repressão) já demonstra sua importância quando está pilotando uma moto. Se você se deparar com um buraco ou algo que o desequilibre, estar com os freios em dia pode evitar um acidente.

Os freios a disco têm a vantagem de que não necessário nenhum esforço para identificar seu desgaste, basta olhar. Porém, o freio a tambor precisa ser retirado e avaliado cuidadosamente.

O importante é que este item seja visto com muito atenção, e lembre-se, NÃO SE ESQUEÇA de conferir os freios na revisão e substituir os discos e tambores, sempre que necessário.

8 – Opte por gasolina de qualidade

Muitas vezes parece tentador abastecer a motocicleta com aquela gasolina “baratinha” ou em um posto desconhecidos e sem bandeira.

Você provavelmente já ouviu falar de gasolina adulterada, e sabe como sua utilização pode prejudicar o motor da sua motocicleta.

Portanto, utilize um combustível de qualidade, caso não conheça o posto de abastecimento, certifique-se da sua qualidade e que possui bandeira.

Com essas dicas você está pronto para garantir a manutenção da sua moto sempre em dia. Além de manter a boa performance e qualidade mecânica da sua companheira de estrada.

Conte com a Evora para encarar qualquer aventura com você. Nossos óleos têm qualidade de sobra, e reconhecida pelo mercado, para que sua moto sempre esteja pronta para você sair por aí, sem mapa e sem destino.